Apoio técnico e financeiro

A Fundação Beto Studart mantém um programa de Apoio Técnico e Financeiro a Projetos, através do estímulo a segmentos nas áreas: Culturais, Desportivas, Educacionais e Sociais, financiando projetos para diversas organizações constituídas sob a forma de Associação ou Fundação.

O Programa de Apoio Técnico e Financeiro destaca-se pelo fortalecimento das organizações sociais que buscam, através da cultura, esporte e educação, promover o desenvolvimento humano, criativo e social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, na perspectiva da inclusão social. Oferece também oportunidade para que as OSCs atuantes na área social possam desenvolver suas atividades de forma contínua, beneficiando pessoas por elas assistidas nas ações como abrigamento de crianças, idosos e moradores em situação de rua, recuperação de dependentes químicos, resgate de autoestima, ressocialização de egressos do sistema penitenciário, entre outras.

O diferencial é que além do aporte de recursos financeiros a Fundação oferece capacitação e orientação na busca de melhores resultados no desempenho das atividades, incentivando as instituições apoiadas a buscarem novas parcerias e fontes de recursos que lhes garantam a melhoria da gestão e a continuidade de suas ações.

O atendimento se dá através de, demanda espontânea, ao longo do exercício financeiro, através do recebimento de projetos/solicitações que são avaliados pelo CAP – Comitê de Análise de Projetos, que é composto pela Vice-Presidente, pela Diretoria de Programas e Projetos e pela Diretoria Administrativa da FBS, respeitando os critérios pré-definidos para concessão do apoio:

• Coerência dos objetivos propostos com a missão e os valores da Fundação;
• Comprovada credibilidade junto à sociedade civil;
• Capacidade de desenvolver e gerenciar o projeto proposto;
• Disponibilidade para contribuir na formação de parceiros;
• Tempo de existência;
• Área de abrangência: Municipal, Estadual, Regional e Nacional;
• Público Atendido: Infantil, Juvenil, Adulto e Idoso;
• Alcance do Trabalho: Beneficiários, Familiares, Comunidade e Entorno;
• Sustentabilidade (Fontes de Receitas): Internacionais, Nacionais, Estaduais, Municipais, Empresas, OSC’s, Pessoa Física, Arrecadação Própria e outros;
• Recursos Humanos: Contratado, Terceirizado, Estagiário e Voluntário;
• Instalações Físicas.

O Monitoramento e Avaliação é realizado trimestralmente através das informações alimentadas, pelos apoiados, no SIAP – Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Projeto e do acompanhamento presencial através das visitas de supervisão e reuniões periódicas.

Vídeos

Nossos Talentos

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Entidades Apoiadas

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Álbum de Fotos

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Área cultural

Associação Artística Cultural e Educacional de Redenção

Apoiada pela FBS no período de: 10/05/2016 até os dias atuaisNúmero de Beneficiários Diretos: 145

  • Sediada em: Redenção – CE Rua Marechal Deodoro, S/N – Centro.

A Associação Artística Cultural e Educacional de Redenção, é uma instituição sem fins lucrativos, que vem prestando relevante trabalho sócio-educativo na formação musical de crianças e adolescentes, no aprendizado de Violão, Violino, Flauta Doce, Guitarra, Baixo, Bateria e Canto.

Conheça o Projeto e veja suas apresentações acessando:

http://g1.globo.com/ceara/cetv-1dicao/videos/v/nosso-ceara-conta-a-historia-de-moradores-que-valorizam-a-historia-de-redencao/4336903/

https://www.youtube.com/watch?v=oYe7wjCy7Uo

Criada em 2 de abril de 2011, na cidade de Redenção, vem desde então se desenvolvendo de modo animador, propiciando às crianças e jovens daquela cidade a oportunidade de serem incluídos no social através de um da música. A instituição tem como fundadores e diretores Francisco Alberto Pinheiro, filho da terra, e sua esposa Martha Bezerra, que com disposição e generosidade estão conseguindo promover a cultura musical e a inclusão social, aproximar a comunidade da música erudita, contemporânea e folclórica. O grupo é formado por crianças e adolescentes na faixa de 10 a 17 anos do Município de Redenção e cidades vizinhas, que conta com a possibilidade de se desenvolverem musicalmente em pelo menos dois instrumentos, dos quais sejam, violão, guitarra, contra-baixo elétrico, violino e flauta-doce. 

O local onde acontecem as aulas é um espaço simples, arborizado e aconchegante, é mais uma generosidade do casal fundador-diretor, que disponibilizou sua residência para tal. 

Em 2019 foi gravado e lançado um CD intitulado “Acordes de Uma Nova Redenção” com a participação dos alunos da Escola Livre de Música de Redenção. Realizaram apresentação na Feira de Empreendimentos Criativos promovida pela Lumiar Produção de Eventos e no Cineteatro São Luiz.

A partir de março de 2020, devido a pandemia provocada pelo COVID 19 e suas variantes, o Governo do Estado do Ceará decretou isolamento social e suspensão do ensino presencial, inviabilizando portanto a realização das aulas pelo Projeto, cujo retorno aguarda orientação governamental.

Associação Cristã, Cultural e Social

Apoiada pela FBS desde  2009 até os dias atuais.

No patrocínio e apoio financeiro da FUNDAÇÃO BETO STUDART, apoia a Associação no desenvolvimento das atividades de comemorações da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza, com a realização da Caminhada com Maria inserida no Calendário Oficial do Município de Fortaleza, através da Lei nº 8795 de 28/11/2003, que  além de unir o povo em um ato de expressão pública de fé, amor, agradecimento e exaltação do nome de Maria, tem como objetivo resgatar as origens cristãs e marianas da cidade de Fortaleza.

A partir de março de 2020, devido a pandemia provocada pelo COVID 19 e suas variantes, o Governo do Estado do Ceará decretou isolamento social e suspensão do ensino presencial, inviabilizando portanto a realização das aulas pelo Projeto, cujo retorno aguarda orientação governamental.

Associação Elos da Vida

Apoiada pela FBS no período de: 2005 até os dias atuais.

Número de Beneficiários Diretos: 120

Sediada em: Fortaleza – CE – Rua Afonso Celso, 420 – Aldeota

 

“Gostaria de agradecer à Fundação Beto Studart pelo apoio e incentivo que nos tem dado, por acreditar no nosso trabalho e que sem ela, jamais teríamos chegado até aqui!” 

Neíse Távora

Fundada em 2001, com a missão contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens com prioridade para portadores de necessidades especiais que vivem em situação de vulnerabilidade pessoal e social. No ano de 2002 a entidade iniciou um processo de inclusão social através da dança com a “Companhia de Dança sobre Rodas”, reunindo 60 pessoas, num exemplo concreto de que não existem limites para a construção do desenvolvimento humano.

Além das atividades culturais, vários outros projetos são desenvolvidos, dentre os quais a Educação Profissional, qualificando jovens com deficiências para o mercado de trabalho.

A Fundação apoia a instituição para o desenvolvimento de seus projetos e apresentações públicas, de várias coreografias, beneficiando um público de jovens com deficiência, além de financiar o custeio para manutenção Associação. 

 

No ano de 2019, A Cia de Dança Sobre Danças se apresentou no TED Fortaleza realizado no Teatro Riomar e também participou do Natal Luz na Praça Portugal, em Fortaleza.

A partir de março de 2020, devido a pandemia provocada pelo COVID 19 e suas variantes, o Governo do Estado do Ceará decretou isolamento social e suspensão do ensino presencial, inviabilizando portanto a realização das aulas pelo Projeto, cujo retorno aguarda orientação governamental.

Associação Eventos SHALOM

 

Apoiado pela FBS desde junho 2007

Número de Beneficiários Diretos: 400.000

  • Endereço: Rua Maria Tomazia, nº 72, bairro Aldeota Fortaleza – CE

O Centro Católico de Evangelização Shalom, criou a Associação Eventos SHALOM, que passou a assumir os Eventos do Halleluya, evento musical que reúne, cerca de 400.000 (quatrocentas mil) pessoas, em sua maioria jovens, com o objetivo de proporcionar divertimento que agregue conteúdo e valor à vida, resgatando valores humanos.

O apoio da FUNDAÇÃO BETO STUDART é direcionado as para atividades religiosas, musicais, culturais e sociais promovidas pelo SHALOM durante os Eventos Halleluya.

Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta

Apoiada pela FBS no período de:  2013 até os dias atuais

Número de Beneficiários Diretos: 100

Sediada em: Fortaleza – CE  – Av. Aguanambi, 2479, Bairro de Fátima 

Website: www.piamartaaguanambi.otg.br

O Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos e de Utilidade Pública Federal. A obra nasceu da necessidade que o Pe. Luiz Rebuffini  de expandir a ajuda que os padres piamartinos dão às crianças e jovens: “É preciso vê-los de forma mais integral, mais diária”. Assim, em 1972 foi fundado o Centro Educacional da Juventude Pe. João Piamarta na Avenida Aguanambi, escola de educação formal e profissionalizante; em regime normal e internato para  crianças e jovens órfãos ou filhos de lares desajustados.

O apoio da FUNDAÇÃO BETO STUDART consiste no patrocínio às ações desenvolvidas no Projeto Afinando a Sociedade de Amanhã, com o objetivo de fomentar a educação musical para as crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social compreendidos na faixa etária de 10 a 18 anos, oriundos da periferia de Fortaleza, tais como Conjunto Palmeiras, Barra do Ceará, Serrinha, Messejana, Granja Portugal, Vicente Pinzon, Bom Jardim, Mondubim, dentre outros.

Em 2019 a Banda Juvenil D. Luiza Távora realizou várias ações dentre elas destacamos: participação de alguns alunos no XXI Festival Eleazar de Carvalho; apresentação no I Encontro de Bandas em Chorozinho – CE; Concerto de Compositores Nordeste no Centro Cultural do BNB; Clássicos na Lagoa realizado na Lagoa do Porangabussu; Apresentação no evento Feira Massa realizado na Praça Cesar Cals; Concerto no Hall do Cineteatro São Luiz; Apresentação no Fórum IEP de Sustentabilidade; Concerto na Capela na Igreja do Pequeno Grande; Concerto da Banda no Natal Luz e Concerto Natalino no Natal Mágico de Imprensa.

A partir de março de 2020, devido a pandemia provocada pelo COVID 19 e suas variantes, o Governo do Estado do Ceará decretou isolamento social e suspensão do ensino presencial, inviabilizando portanto a realização das aulas pelo Projeto, cujo retorno aguarda orientação governamental.

Conservatório De Música Alberto Nepomuceno

Projeto Cultivando Talentos

Vigência do Projeto: de 2009 até  os dias atuais

Número de Beneficiários Diretos: 25(por turma)

Sediado em: Fortaleza – CE

O Projeto Cultivando Talentos é desenvolvido pela Fundação Beto Studart em parceria com o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, utilizando a música como ferramenta de inclusão social e geração de oportunidade para o desenvolvimento das potencialidades na área da música beneficiando adolescentes e jovens de famílias de baixa renda. 

No projeto os jovens recebem bolsa integral para acesso aos cursos de canto, flauta, violão, percepção musical e coral. A bolsa inclui também transporte e alimentação (lanche). 

Eu enalteço a Fundação Beto Studart por dar tantas oportunidades às pessoas. É muito difícil encontrar parceiros para investir na cultura! Existem tantos empresários que não se preocupam, que não elevam ninguém do patamar de ignorância cultural, que não oferecem aos jovens a oportunidade de conhecer a sua própria historia. Por isso eu louvo a clarividência do Beto e da Ana de expandir a Fundação exatamente pelo caminho que considero correto, o caminho dos bens espirituais” (Mirian Carlos Moreira de Souza, diretora do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno – Ano 2010)

Em 2019 o Coral dos Alunos do Projeto Cultivando Talentos participou de várias apresentações dentre elas destacamos: Evento Prêmio Riomar Mulher no Teatro Riomar; Abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio do Tribunal de Justiça no Fórum Clóvis Beviláqua; Cineteatro São Luiz; Espetáculo Anjos de Natal no Teatro Riomar. Em 2019 mais um aluno do projeto foi aprovado no vestibular de Licenciatura em Música da UECE.

A partir de março de 2020, devido a pandemia provocada pelo COVID 19 e suas variantes, o Governo do Estado do Ceará decretou isolamento social e suspensão do ensino presencial, inviabilizando portanto a realização das aulas pelo Projeto, cujo retorno aguarda orientação governamental. 

“Vejo o Projeto Cultivando Talentos como um lugar de lapidação de vários talentos que através dele nos chegam e que logo se tornam multiplicadores do que foi aprendido. E para que isso tudo seja possível conto sempre com a brilhante parceria da Fundação Beto Studart.

Assim, a música tem proporcionado a muitos a oportunidade de mudar seus destinos e ver que realizar sonhos é possível sempre!!”.                                                      Professora Paula Franco

                                            Coordenadora do Projeto Cultivando Talentos

Sociedade Artística SOARTE

Apoiada pela FBS desde março 2013 até os dias atuais

Número de Beneficiários Diretos: 80

Sediada em: Pacatuba – CE – Rua Santa Inês, nº 44 – Monguba.

Tem como Público Alvo crianças, adolescentes, jovens e famílias das comunidades carentes do Município de Pacatuba e áreas metropolitanas adjacentes, desenvolver ações através da implantação de Projetos nas Áreas da Educação, Cultura, Musicalidade, Arte, Teatro, Capacitação, Profissionalização, Meio Ambiente, Religião e Cidadania.

No ano 2019 destacamos as seguintes atividades realizadas: 

– Gravação do Clip da Música Saudade (autoria do Prof. Paulo Ferreira) com alunos da SOARTE e divulgado em plataformas digitais (Youtube, Instagram e Facebook); – – Realização de um Masterclass de Trombone para os alunos com a professora francesa Marie France; 

– Apresentação da Banda Sons da Aratanha no II Festival Letras e Músicas;

– Participação de alunos e professores no Festival de Música de Ibiapina;

– Apresentação no III Encontro Cearense do Terceiro Setor no Ministério Público do Ceará (MPCE).

A partir de março de 2020, devido a pandemia provocada pelo COVID 19 e suas variantes, o Governo do Estado do Ceará decretou isolamento social e suspensão do ensino presencial, inviabilizando portanto a realização das aulas pelo Projeto, cujo retorno aguarda orientação governamental.

Área desportiva

Federação Cearense de Patinagem

Apoiada pela FBS desde: 2011 até os dias atuais

Número de Beneficiários Diretos: 78

Sediada em: Fortaleza – CE Avenida Beira Mar – quadra de Patinação Voltas da Jurema

Tem como finalidade: Gerar oportunidade de uma convivência saudável através da prática do esporte na modalidade do hóquei sobre patins tradicional, no atendimento às crianças e adolescentes em situação grave de vulnerabilidade social, regularmente matriculadas ou não no ensino público, proporcionando condições de ensino-aprendizado, desenvolvendo também seu potencial bio-psico-social. Público Alvo do Projeto: crianças de 08 a 12 anos dos bairros do Mucuripe, Serviluz, Santa Terezinha, Castelo Encantado e Varjota. 

Em 2019 a equipe de Hóquei sub-15 participou pela primeira vez de uma etapa do Campeonato Brasileiro (etapa Recife) e conquistaram a 3ª colocação, melhor jogador e o artilheiro da competição.

A partir de março de 2020, devido a pandemia provocada pelo COVID 19 e suas variantes, o Governo do Estado do Ceará decretou isolamento social e suspensão do ensino presencial, inviabilizando portanto a realização das aulas pelo Projeto, cujo retorno aguarda orientação governamental.

Área social

Associação Pequeno Mundo

 

Apoiada pela FBS: desde junho de 2019 até os dias atuais

Número de Beneficiários Diretos: 80 sendo 50 crianças e adolescentes e 30 idosos.
Sediada em: Fortaleza CE –  Rua Raimundo Bizarria, 504 – Floresta,

Site  http://www.pequenomundo.org.br/

Criada em 24/09/2005, é uma OSC – Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, tendo como missão ser uma alternativa positiva na vida das crianças, adolescentes e idosos moradoras dos bairros Padre Andrade, Jardim Iracema e adjacências.

A Fundação Beto Studart apoia o Projeto “A Vida Pode Mudar” com atividades para crianças e adolescentes na faixa etária entre 06 e 13 anos.

No ano de 2019 a associação realizou o Bazar Casa com mercadorias doadas pela Receita Federal do Brasil em parceria com Casa de Vovó Dedé.

Projeto Novos Céus e Novas Terras

Direcionado para recuperação de dependentes químicos, a Fundação realizou a construção de uma área de produção (padaria industrial) e apoia financeiramente para a sustentabilidade do projeto.

Associação Recanto do Sagrado Coração

Apoiada pela FBS desde 2007 até os dias atuais. Número de Beneficiários Diretos: 112 Sediada em: Fortaleza – CE –  Rua Pe. Francisco Pinto nº 555 Benfica  O Apoio da Fundação, se dá através de 02 Projetos desenvolvidos pela Associação: Projeto Moradores de Rua Projeto Novos Céus e Novas Terras Projeto Moradores de Rua Busca responder ao grande desafio do combate à fome, solidarizar-se com os que sofrem e com os que vivem à margem da sociedade. O público é composto de moradores de rua, em sua grande maioria dependente de drogas ou com história de pequenas infrações. A parceria com a Fundação Beto Studart consiste no apoio financeiro para manutenção das atividades. As atividades do Projeto: Fornecimento de alimentação diária; Formação humana através de palestras, filmes, etc; Cidadania: documentos, encaminhamento de saúde, encaminhamento para o trabalho (autônomo ou empregado); Retorno à família ou cidade de origem; Alfabetização de adultos; Assessoria jurídica; Cultura e lazer: coral, jogos.

Centro de Arte e Cultura Canoa Mulher

 

Apoiada pela FBS desde 2010 até os dias atuais.

Número de Beneficiários Diretos: 160

Sediada em: Aracati –CE  Rua Agapito dos Santos, 462 – Centro

Fundada em 30 de março de 2007, que tem como objetivo principal a qualificação e profissionalização de cidadãs do município de Aracati/CE, preparando-as para a geração de trabalho e renda na perspectiva de melhorar as condições sócio-econômicas das famílias, através do artesanato.

A parceria com a Fundação Beto Studart consiste no apoio financeiro para manutenção das suas atividades, tais como: Capacitação em cursos profissionalizantes, aprimoramento dos produtos artesanais, valorização da cultura popular regional, promovendo uma melhoria na qualidade de vida de suas participantes.

No ano de 2019 destacamos algumas ações realizadas pela OSC: Participação em feiras de artesanato com a venda de produtos desenvolvidos pelas artesãs – Feirarte e Feira de Gastronomia de Aracati; Participação no Carnaval Cultural de Aracati com o bloco Alimado onde conquistaram o 3° lugar (os adereços foram confeccionados pelas artesãs da OSC); Participação na Feira de Empreendimentos Criativos com venda de artesanato no stand da Fundação Beto Studart e Festa em comemoração dos 15 anos do Centro de Arte e Cultura Canoa Mulher.

“Se você tem capacidade de fazer, mas não tem espaço e apoio é a mesma coisa de não ter nada. Antes do apoio da Fundação Beto Studart, a gente estava em um mato sem cachorro.” 

Fátima dos Santos 

Presidente do Centro de Arte e Cultura Canoa Mulher

A partir de março de 2020, devido a pandemia provocada pelo COVID 19 e suas variantes, o Governo do Estado do Ceará decretou isolamento social e retorno das atividades aguarda orientação governamental.

Lar Francisco de Assis

 

Apoiada pela FBS de  2005 até 31/12/2015 e Renovada em julho de 2019 até os dias atuais.

Número de Beneficiários Diretos: 180

  • Endereço: Av. Rogaciano Leite, 1650. Bairro: Luciano Cavalcante. Cidade: Fortaleza –CE CEP: 60.810-000
  • Email: larfassis@yahoo.com.br
  • Telefone: (85) 3273.9119
  • Website: www.larfassis.org.br

O Lar Francisco de Assis é uma associação fundada em 22 de Junho de 1962 que desenvolve um Programa de Assistência Social ao Idoso em situação de risco social.  Atende atualmente a um público de 120 idosos e 60 crianças/adolescentes, beneficiários diretos e seus familiares residentes  no bairro Luciano Cavalcante e adjacências.

Os Programas e projetos desenvolvidos pelo Lar Francisco de Assis, são:
Para idosos: Cidadania de Mãos Dadas; Sacola do Ancião; Desenvolvendo Valores.
Para adultos e jovens: Estimulo a Geração de Trabalho e Renda.
Para crianças e adolescentes: Programa Germinar
Em decorrencia da pandemia de COVID-19, a partir de 16 de março de 2020, a instituição reformulou a sua sistemática de atendimento aos beneficiários, mantendo interação constante com suas famílias e suprindo suas necessidades na medida da capacidade de articulação com outros agentes sensíveis às consequências do isolamento imposto pela situação vivida por toda sociedade, alcançando significativos resultados decorrentes de iniciativas e parcerias firmadas no periodo.
O apoio da Fundação destina-se, dentre outros, ao Programa de  “Estimulo a Geração de Trabalho e Renda”.

Projetos