Cultivando Talentos

Projeto Cultivando Talentos

Vigência do Projeto: de 2009 até os dias atuais
Número de Beneficiários Diretos: 50
Sediado em: Fortaleza-CE

O Projeto Cultivando Talentos é desenvolvido pela Fundação Beto Studart de Incentivo ao Tanento em parceria com o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, utiliza a música como ferramenta de inclusão social e geração de oportunidade de desenvolver potencialidades na área da música para adolescentes e jovens de famílias de baixa renda.

À época do início do Projeto em 2009, a Prof. Mirian Carlos Moreira de Souza, exercia o cargo de Diretora do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e destacou a importancia da parceria, dizendo: “Eu enalteço a Fundação Beto Studart por dar tantas oportunidades às pessoas. É muito difícil encontrar parceiros para investir na cultura! Existem tantos empresários que não se preocupam, que não elevam ninguém do patamar de ignorância cultural, que não oferecem aos jovens a oportunidade de conhecer a sua própria história. Por isso eu louvo a clarividência do Beto e da Ana de expandir a Fundação exatamente pelo caminho que considero correto, o caminho dos bens espirituais”

A coordenadora do Projeto é a Professora Paula Franco, que exerce o cargo desde o início das atividades, com o acompanhamento de vinte e cinco adolescentes e jovens os quais recebem bolsa integral para acesso aos cursos de canto, flauta, violão, percepção musical e laboratório coral. Além de serem custeados os recursos para transporte e alimentação (lanche) dos bolsistas.

“Sou Paula Franco, coordenadora do Projeto Cultivando Talentos, projeto no ano de 2020 completou 11 anos de funcionamento. O projeto foi criado a partir de uma parceria do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno com a Fundação Beto Studart em março de 2009.

Dos alunos que estudaram e estudam no projeto, já temos vários cursando Licenciatura em Música na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e um deles que já concluiu o curso de Licenciatura em música, está concluindo o mestrado em música na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Uma das maiores alegrias pra mim como coordenadora do projeto é acompanhar os alunos que já se formaram criarem outros projetos sociais nas cidades que residem, e hoje já temos projetos funcionando em Palmácia e Pacatuba, sob a coordenação de ex e atuais alunos. Vemos assim os frutos que já surgem deste trabalho feito. Diversos alunos tocam em eventos, e vários já dão aulas de música, o que ajuda no seu sustento e de sua família.

Vejo o Projeto Cultivando Talentos como um lugar de lapidação de vários talentos que através dele nos chegam e que logo se tornam multiplicadores do que foi aprendido. E para que isso tudo seja possível conto sempre com a brilhante parceria da Fundação Beto Studart.

Assim, a música tem proporcionado a muitos a oportunidade de mudar seus destinos e ver que realizar sonhos é possível sempre!!”.

Professora Paula Franco
Coordenadora do Projeto Cultivando Talentos

AMPLIAÇÃO DO PROJETO:

No ano de 2019, para atender a um número maior da elevada demanda de adolescentes e jovens e viabilizar a ampliação das atividades culturais já realizadas na área da Música realizada em parceria com o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, a Fundação submeteu o “Projeto Cultivando Talentos – Ampliação e Fortalecimento” ao Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o qual foi devidamente aprovado conforme PRONAC 200382, viabilizando o aumento do número de vagas, de 25 para 50 participantes.

As atividades, previstas para iniciarem em 2020, foram adiadas para 2021 devido as regras de isolamento social em razão da pandemia do COVID-19.
O número total de incritos superou as espectativas, com um total de 346 candidatos para as 50 vagas oferecidas, o que denota um grande interesse dos adolecentes e jovens em buscarem o desenvolvimentos de seus talentos através da música.

O desenvolvimento das atividades do Projeto aprovado conforme PRONAC 200382 conta com o Patrocinio das Empresas:
Ibyte, Unipac, Durametal, Termaco, Ranco Embalagens e Cerbras.

Vídeos

Nossos Talentos

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Entidades Apoiadas

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Álbum de Fotos

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Bolsistas
1 2 3 5