A Fundação Beto Studart

A criação da Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento, foi manifestada oficialmente pelo seu instituidor Jorge Alberto Vieira Studart Gomes, em 13 de janeiro de 2004, com o apoio de sua esposa Ana Maria, sendo legalmente constituída em 25 de maio de 2004.  À época, Beto Studart, então presidente da Agripec Química e Farmacêutica S.A, desenvolvia ações de responsabilidade social e cultural, envolvendo os colaboradores, familiares e a comunidade do entorno da empresa.

A receptividade das ações desenvolvidas, aliada a situação de vulnerabilidade inerente a diversas outras comunidades, fez aumentar a demanda por apoio a novos projetos. Era chegado o momento de dar um passo adiante, criando uma organização que pudesse selecionar, acompanhar e avaliar essas demandas.   

Há coisas, porém, que acontecem sem que se planeje, como a nos encaminhar a um destino determinado. Foi assim que certa noite, Beto Studart, assistindo ao Programa “Rally dos Sertões”, exibido pela Rede Record, conheceu uma ação social junto à população que vivia às margens da trilha do Rally. 

A matéria continha entrevistas e mostrava a entrega de cestas básicas e livros para as crianças da região. Um menino em especial chamou a atenção de Beto Studart. Tratava-se de Luiz, morador de uma localidade no município de Santa Quitéria, a 220 quilômetros de Fortaleza.

Vivendo em condições precárias, Luiz teve a oportunidade de expressar seus sentimentos e fazer uma análise sobre a situação das crianças de sua idade no Brasil. A avaliação feita pelo mesmo, notadamente no que se referia a falta de acesso aos bens e serviços, apresentava como um sonho distante e quase inalcançável a garantia de cidadania para quem vivia naquelas condições.

Mobilizado por aquele discurso, e decidido a gerar oportunidade de desenvolver os talentos de tantas pessoas anônimas, Beto Studart decidiu dar àquela criança uma oportunidade. A partir daí, ofereceu as condições para o menino estudar, acompanhou o seu desenvolvimento e hoje ele é um profissional realizado e capaz de viver sua vida de modo digno e satisfatório.  

A situação de Luiz fortaleceu em Ana Maria e Beto Studart o desejo de ajudarem por meio da estruturação de uma estratégia de investimento social que resultasse em contribuição para o desenvolvimento de pessoas e instituições, saindo da prática da caridade e filantropia, o desejo da criação de uma Fundação. 

Ressalte-se que antes do sonho de estruturar uma Fundação para ganhar corpo, diversas organizações sociais já haviam sido beneficiadas através dos incentivos fiscais da Lei Rouanet bem como por doações proprias, como Edisca – Escola de Dança e Integração Social de Crianças e adolescentes, Fundação Social Raimundo Fagner, BCAD– Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações, Associação Tapera das Artes, entre outras. Além dessas, receberam apoio o Festival de Jazz and Blues de Guaramiranga, o Instituto CDL (Quarta Cultural no Centro) e o filme Minerva é nome de mulher, do cineasta Wolney Oliveira.

E foi com esse viés que nasceu a Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento, regida por estatuto que disciplina o seu funcionamento para atuar no Terceiro Setor através do patrocínio e apoio em ações culturais, educacionais, desportivas e sociais.  Já em 2005 foi reconhecida como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público pelo Ministério da Justiça.

Em 2007 aconteceu a venda da AGRIPEC e este fato gerou dois grandes movimentos na Fundação: o aumento do investimento social privado por parte de seu instituidor, para garantir o apoio aos projetos que anteriormente contavam com os benefícios das leis de incentivo fiscal, e a transferência da sede da entidade, até então no município de Maracanaú, para Fortaleza.

É importante ressaltar que a Fundação Beto Studart financia projetos desenvolvidos por outras entidades, o que lhe caracteriza como uma fundação Grantmaking, ou seja, repassa os recursos para organizações socialmente responsáveis viabilizando o desenvolvimento de projetos que atendam ao objeto da missão da Fundação.

A opção de se caracterizar como tal está baseada na lógica do fortalecimento das organizações sociais que desfrutam de credibilidade junto à sociedade. Desta forma a Fundação Beto Studart tem contribuído com a formação de redes para mobilizar e potencializar recursos direcionados para projetos que buscam mudanças sociais e culturais estratégicas. 

Durante esse percurso a Fundação tem se revelado uma organização forte e coerente com sua missão, apresentando resultados animadores através das ações desenvolvidas. Seus horizontes se alargaram, o número de beneficiários tem aumentado, bem como os serviços oferecidos.

No campo da concessão de bolsas talento, muitos são hoje destaques nacionais ou internacionais, colhendo os frutos da oportunidade que tiveram de lapidar seus talentos e crescer como pessoas responsáveis pelo seu destino. 

Essa história tem sido escrita por muitas mãos que tecem a rede que embala o sonho das pessoas que empregam seu tempo e energia para fazer o bem, acolher, alimentar, ensinar e dar oportunidade para o resgate da esperança. Os números, em todos os sentidos, são grandiosos, mas o que nos conforta são os depoimentos do público beneficiado diante dos resultados alcançados.  É isso que nos garante a certeza de estarmos no caminho certo. 

    Vídeos

    Nossos Talentos

    A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

    Entidades Apoiadas

    A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

    Álbum de Fotos

    A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias: